Dr. Rodrigo Mangaravite

Cirurgião Plástico


Rinoplastia - Cirurgia Plástica de Nariz

Share:





Rinoplastia - Cirurgia Plástica no Nariz (Antes e Depois)

Considerada a mais artística, a mais difícil e a mais complexa cirurgia plástica estética, a Rinoplastia ou Cirurgia Plástica de Nariz possui um alto grau de complexidade. Remodelar o nariz, reduzir ou aumentar seu tamanho, alterar a forma, diminuir as narinas ou mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior exige do cirurgião muita sensibilidade artística e habilidade para operar com medidas milimétricas.

Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. Atualmente, a Rinoplastia tem como princípio básico a construção de um nariz bonito, funcional, proporcional ao rosto e individual para cada paciente.

Por ocupar a região central da face, o nariz tem forte relação com as demais estruturas do rosto e qualquer pequena mudança estética pode resultar em grandes alterações faciais. Além de dar ao paciente uma aparência mais bonita, o procedimento cirúrgico pode também corrigir defeitos nasais, sequelas de acidentes ou de cirurgias realizadas anteriormente.

Estudos matemáticos e detalhados são feitos pelo cirurgião plástico levando em consideração as proporções do nariz em relação à face do paciente a ser operado. O planejamento cirúrgico da rinoplastia  é feito com base nos resultados obtidos e de acordo com o senso estético do médico. Esse sistema de planejamento evita o modelo “antigo” de cirurgia, em que todos os narizes eram feitos a partir do “mesmo molde e tamanho”.

Hoje, com todas as evoluções de estudos e refinamentos de técnicas, podemos realizar uma cirurgia específica para cada “tipo” de rosto, de forma que o nariz fique proporcional e harmônico. Uma das funções da cirurgia moderna é modelar o nariz proporcionalmente ao rosto.

Um bom exemplo de um nariz grande, bonito e proporcional ao rosto é o da modelo Gisele Bündchen. Considerada uma das mulheres mais bonitas de todo o mundo, ela tem o nariz grande, mas proporcional e harmônico ao seu rosto. Se colocássemos o mesmo nariz em outra pessoa, certamente deixaríamos muitas pacientes insatisfeitas. E se a própria Gisele Bündchen tivesse um nariz pequeno? Muito provavelmente sua beleza não seria a mesma.

A Rinoplastia pode proporcionar resultados realmente compensadores ao paciente, desde que as expectativas a respeito da cirurgia sejam realistas. Antes de se submeter à cirurgia plástica de nariz, o paciente deve discutir exaustivamente suas expectativas com o cirurgião, que irá lhe explicar os detalhes e limitações do procedimento.

A maioria das pessoas que procura a Rinoplastia é jovem e do sexo feminino. O número de homens que busca a cirurgia tem aumentado ao longo dos anos e hoje representa 30% dos pacientes. O interesse do adolescente pelo assunto se justifica porque é nessa fase da vida que ocorrem mudanças significativas de personalidade. A idade em que a autoestima precisa ser fortalecida para não criar futuros recalques ou vergonhas.

Vale ressaltar que pacientes com menos de 15 anos não podem se submeter à cirurgia. Antes dessa idade as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face ainda não estão plenamente desenvolvidas. Além disso, a estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência causada pela Rinoplastia costuma chegar depois dessa faixa etária.

Na cirurgia de nariz, as cartilagens e ossos que formam o esqueleto do nariz são esculpidos de acordo com as características do nariz e da face do paciente. Quase sempre é necessário utilizar enxertos de cartilagem (retirados do próprio nariz ou da orelha), para corrigir as alterações de contorno e fortalecer o esqueleto remanescente. Cabe ao cirurgião posicionar as cartilagens milimetricamente para modelar o nariz. Em casos onde há dificuldade respiratória, pode ser necessário corrigir desvios do septo nasal e das outras estruturas que formam as vias responsáveis pela passagem do ar.

Existem duas maneiras de se realizar a cirurgia de nariz: aberta ou fechada. Na cirurgia fechada é realizada uma incisão interna e nenhuma cicatriz fica visível na parte externa. Na Rinoplastia aberta, a incisão é realizada na columela, mas o corte é pequeno e ao longo dos meses a cicatriz se torna praticamente imperceptível. É através dessas incisões que o cirurgião acessa a estrutura nasal para esculpir, moldar e reposicionar o nariz para a posição e formato desejados.

O pós-operatório da cirurgia plástica de nariz deve ser levado a sério para que o resultado final não seja comprometido. O paciente deve acatar todas as recomendações médicas e cumprir todo o acompanhamento, pois qualquer manipulação de força indevida no nariz feita no período de cicatrização pode acarretar em deslocamentos das estruturas (que são milimetricamente posicionadas durante a cirurgia para modelar o nariz) e causar depressões e/ou irregularidades no nariz.

A grande inimiga da Rinoplastia é a fibrose, que se forma após a cirurgia e que tende a puxar as cartilagens e/ou causar deformidades de contorno. Para minimizar esse risco, é importante que o médico saiba utilizar as técnicas corretas para evitar o efeito deletério da fibrose, mas mesmo assim é importante ressaltar que cada organismo responde de uma maneira, e isso foge do controle do cirurgião.

Os pacientes mais felizes e realizados com a cirurgia são aqueles que entendem e compreendem que o organismo assume sua função assim que a cirurgia termina e que, independentemente da técnica utilizada pelo cirurgião, às vezes algumas mudanças ocorrem devido à cicatrização normal do organismo.

O cirurgião da rinoplastia

Com formação médica há 18 anos, 16 deles dedicados à Rinoplastia e Face, Dr. Rodrigo Mangaravite tem em seu currículo mais de 500 narizes operados nas aulas práticas que ministra como Professor de Rinoplastia de Pós-Graduação da Santa Casa do Rio de Janeiro.

Especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Rodrigo Mangaravite integra as principais sociedades de cirurgia plástica do Brasil e do mundo. Além de ser membro titular da SBCP e da Federação Ibero-Americana de Cirurgia Plástica, é membro da American Society Of Plastic Surgeons, e membro ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery e da International Plastic Reconstructive Aesthetic Surgery. É também autor do livro O Que A Cirurgia Plástica Pode Fazer Por Você.

O local da cirurgia da rinoplastia

O Dr. Rodrigo Mangaravite opera somente em hospitais que oferecem todas as seguranças que a Rinoplastia (ou qualquer procedimento cirúrgico) exige.

É bom saber que nenhum convênio médico oferece cobertura para casos de cirurgia plástica de nariz puramente estética. Se houver problemas funcionais (que devem ser documentados por meio de exames apropriados), alguns convênios arcam com os custos dessa parte da cirurgia, o que geralmente corresponde a 50% dos custos do hospital. Há ainda convênios que oferecem determinados reembolsos aos pacientes pela parte funcional da cirurgia.

Preparativos para a rinoplastia

Alguns exames devem ser realizados antes da Rinoplastia: raio X de tórax, eletrocardiograma, exames de sangue (hemograma, coagulação, eletrólitos, função renal etc.) e, no caso de haver sintomas respiratórios, uma tomografia computadorizada dos ossos nasais e seios da face.

Desenhos ou fotos podem ser trazidos e mostrados ao Dr. Rodrigo Mangaravite. Por questões de ética, o paciente é informado de que estas ferramentas são apenas uma amostra e que não constituem uma promessa com relação ao resultado. A medicina não é uma ciência exata e cada organismo reage de uma maneira, mas se médico e paciente estiverem de comum acordo, a imagem pode ser levada à sala de cirurgia para servir como referência. Dr. Rodrigo vai realizar a cirurgia com toda a atenção para chegar ao melhor resultado possível. Enquanto isso não acontecer, a cirurgia não vai ser finalizada.

Autoestima

Se sentir bem com a própria imagem é que o todo ser humano deseja. Poder olhar para o espelho e gostar da aparência ali refletida é, sem dúvida, um grande estímulo para elevar a autoestima de qualquer pessoa.

Uma cirurgia de nariz bem feita melhora a harmonia facial de forma significativa. A beleza do rosto “escondida” pelo nariz antes da Rinoplastia passa a ser vista com mais clareza após o procedimento cirúrgico. Quase todos os que se submetem à Rinoplastia relatam se sentir mais bonitos econfiantes nas relações profissionais e sociais com o “novo” nariz.

Pacientes que buscam a cirurgia plástica de nariz com queixas relacionadas a problemas respiratórios também relatam uma notável melhora na qualidade de vida quando a cirurgia consegue reestabelecer a integridade das vias aéreas.

_________________________________________________________________________________________________________________________

A rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz é considerada um dos procedimentos mais desafiadores dentro da cirurgia plástica. Ele exige do cirurgião uma habilidade cirúrgica em alto grau e sensibilidade artística para planejar e esculpir o nariz em harmonia com a face e assim preservar a naturalidade. Não existe um modelo ideal de nariz. O cirurgião plástico Rodrigo Mangaravite, explica que cada caso de cirurgia plástica de nariz é estudado minuciosamente e que as expectativas e limitações são discutidas com o paciente. Cirurgião e paciente deverão estar sempre de acordo sobre o resultado possível de se obter.

Indicação para Rinoplastia:

A rinoplastia pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz assim como a forma da ponta ou o abaulamento no seu dorso. Se houver alterações da respiração por algum problema interno (septo, seios da face e cornetos), o problema poderá ser corrigido ao mesmo tempo.

Anestesia da Cirurgia Plástica do Nariz:

A anestesia na cirurgia plástica de nariz pode ser local, com sedação, ou geral, dependendo do planejamento cirúrgico e das condições do paciente.

Duração da Cirurgia:

A rinoplastia demora de uma a três horas, dependendo da complexidade do caso. Vale salientar que o Dr. Rodrigo realiza todas as suas cirurgias com toda atenção e calma possível. Seguindo um plano cirúrgico individualizado minuciosamente para cada paciente, usando toda sua capacidade técnica e recursos para chegar ao melhor resultado possível, e só então, a cirurgia pode ser finalizada. O Dr. Rodrigo só deixa o centro cirúrgico quando tem certeza que atingiu ao máximo, o resultado desejado.

Tempo de internação:

É normalmente de 12h a 24h. Nos casos mais simples de cirurgia plástica de nariz, o paciente se interna de manhã, é operado e pode voltar para casa no mesmo dia. Em outros casos, fica internado por um dia. Tem que ficar com o nariz tamponado, respirando pela boca, como se estivesse resfriado e com o nariz muito entupido, de um dia para o outro. No dia seguinte, tira-se o tampão e o paciente respira normalmente pelo nariz.

Pós-operatório da Cirurgia:

A Rinoplastia necessita de um Pós operatório muito especial e alguns cuidados são de suma importância para o resultado final. O paciente deve acatar a todas as recomendações médicas e cumprir todo o acompanhamento, pois qualquer manipulação de força indevida no nariz feita no período de cicatrização pode acarretar em deslocamentos das estruturas, que são milimetricamente posicionadas para modelar o nariz e causar depressões/e ou irregularidades no nariz.

Há um desconforto inicial pelo edema (inchaço) na região. Normalmente, a área fica inchada mais intensamente nos três primeiros dias após a rinoplastia, principalmente na região ao redor dos olhos. Não se preocupe.

Após o terceiro dia, esse edema vai diminuindo. É comum que no período da manhã o inchaço esteja maior, tendendo a regredir durante o dia. O edema também ocorre na parte interna do nariz, e com isso a respiração pode estar dificultada na primeira semana. O nariz fica um pouco congestionado, com sintomas semelhantes a um resfriado, apresentando algumas vezes leve coriza e nariz obstruído.

É normal e tende a regredir com o tempo. Para facilitar a respiração, desobstruindo o nariz, recomenda-se pingar soro fisiológico à vontade ou aplicar gotas nasais nas narinas.

Problemas possíveis:

Nos primeiros meses após a cirurgia plástica de nariz, seu nariz ainda vai estar inchado, e pode ocorrer de um lado ou uma narina ficar diferente do outro.

Não se preocupe. O edema é temporário e não interfere no resultado final da rinoplastia.

Recomendações:

Pequenos sangramentos podem acontecer nos três primeiros dias após a rinoplastia. Se houver, repouse com a cabeça elevada e introduza um pequeno pedaço de algodão embebido em água oxigenada na narina que estiver sangrando. Se o sangramento persistir ou aumentar, ligue para seu médico.

Na primeira semana de pós-operatório, você ficará com um curativo de gesso cobrindo o nariz. Ele não pode ser molhado. Tome banho normalmente, mas muito cuidado para não molhar o gesso. Na segunda semana, é colocado um curativo de micropore (fita da cor da pele) mais leve e discreto, que permanece até o 14º dia. O nariz deve ser limpo cuidadosamente com cotonete embebido em água oxigenada para evitar o acúmulo de crostas que podem dificultar a respiração. A higiene do rosto pode ser feita com lenços umedecidos. Para os pacientes de pele oleosa, recomenda-se lenços de controle de oleosidade.

Evite falar e sorrir em excesso para evitar aumento do inchaço. Os lábios podem ficar ressecados devido à respiração pela boca. Para seu maior conforto, utilize manteiga de cacau ou outro hidratante labial. Evite alimentos de difícil mastigação. Procure fazer uma alimentação nutritiva e não gordurosa. Não tome bebidas alcoólicas na semana após a cirurgia plástica de nariz já que o álcool pode aumentar o edema.

Recomenda-se dormir de barriga para cima. Dormir de lado pode deixar um lado mais inchado que o outro. Se isso ocorrer, não se preocupe, pois o resultado da cirurgia não será prejudicado. Não tome sol por um mês após a rinoplastia ou enquanto houver manchas roxas. Os óculos podem ser usados após liberação médica.

A relação sexual deve ser evitada na primeira semana pelo risco de sangramentos e traumatismos. Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana após a cirurgia plástica de nariz. Exercícios físicos só serão liberados a partir de 20 dias ou dependendo da sua recuperação, a critério médico. Evite dirigir na primeira semana.

Cicatrizes:

As cicatrizes da rinoplastia normalmente ficam escondidas e não são facilmente percebidas.

Dor:

O cirurgião plástico Rodrigo Mangaravite explica que geralmente a cirurgia plástica de nariz não dói. Ocorre um discreto desconforto ao movimentar a cabeça e abrir a boca. Pode também haver uma dormência nos dentes superiores. Se sentir dor, recomenda-se o uso de analgésico. É essencial que a motivação pela rinoplastia seja da própria pessoa e não por imposição externa.

_________________________________________________________________________________________________________________________

Conheça outros procedimentos para face que o Dr. Rodrigo Mangaravite oferece. Todos os procedimentos para face mantêm o padrão de qualidade. Tais procedimentos são executados pelo Dr. Rodrigo Mangaravite.

- Cirurgia de Nariz (Rinoplastia)

- Cirurgia de Nariz (Rinoplastia Secundária)

Cirurgia de Pálpebra (Blefaroplastia)

Cirurgia de Orelha (Otoplastia)

Lifting Facial (Ritidoplastia)

Cirurgia do Queixo (Mentoplastia)

Cirurgia Plástica nas Sobrancelhas

Cirurgia Plástica nos Lábios

Cirurgia Plástica na Testa

Cirurgia Plástica para Pescoço e Papada

Procedimentos Faciais Procedimentos do Corpo Procedimentos não Cirúrgicos

Deseja mais informações?

Nós temos uma equipe preparada a atendê-lo para mais informações clique no botão abaixo

Assine nossa Newsletter

Para receber informações diretamente pelo seu email de uma forma simples e fácil assine a nossa newsletter.

Copyright © Dr. Rodrigo Mangaravite 2010. All rights reserved.

Desenvolvido por Doctors Solution.